sexta-feira, 2 de abril de 2010

California, I'm coming home...

Minha relação com essa música da Joni Mitchell é antiga. Lembro-me das vezes em que a ouvia sozinha na cozinha escura de minha avó (não, eu não tinha o vinil original. Era um cd baixado da internet!) quando tinha quinze anos. Eu me encolhia e vivia a canção.
Sempre fui daquelas que gostam não apenas de ouvir uma música, mas de imaginá-la, sentir o momento de sua composição para assim torná-la parte de minha vida. Ao ouvir California não foi diferente: eu me sentia em casa, quer seja sentada num banco de um parque de Paris, num ilha grega ou numa cidade da Espanha. Joni canta com um vigor tão forte, que as palavras não saem de sua boca, mas sim de sua alma. O início da música, leve e simples, acompanhado de uma letra que faz com que se queira aproveitar a vida de acordo com os desejos de cada um, faz de quem a ouve uma pessoa completa.

Eu poderia falar sobre essa música o dia inteiro. Ninguém melhor que Joni para apresentá-la:



Esse vídeo é de uma apresentação feita por ela em 1970, num especial para a BBC.
Joni se encontrava no auge da carreira, que iria se consolidar de forma definitiva no ano seguinte, quando lançaria o álbum Blue (!).

Percebi agora que, enquanto escrevia esse texto, ouvi California dezoito vezes seguidas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário